sexta-feira, 30 de junho de 2017

Pedro Américo


PEDRO AMÉRICO


Pintor, desenhista e escritor brasileiro. Um artista plural. Este foi Pedro Américo de Figueiredo e Melo, paraibano, que nasceu em Areia, em 29 de abril de 1849, e faleceu em Florença, na Itálica, em 1905. O talento e a paixão pela arte foram despertados logo cedo, ainda criança. Aos 11 anos, Pedro Américo já trabalhava como desenhista.

Em 1856, o paraibano ingressou na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Três anos depois, ele ganhou uma bolsa de estudos do então imperador D. Pedro II, para aprofundar seu trabalho com desenho e pintura, na França. Por lá, Pedro Américo ingressou na Escola de Belas Artes, no Instituto de Física Ganot e na Sorbonne, passando a estudar também literatura e a se dedicar à pesquisa científica. A passagem pela França o rendeu grande influência de pintores neoclássicos do país.

Entre suas obras literárias e filosóficas, destacam-se: A reforma da Academia de Belas Artes de Paris; Discursos sobre a Estética e Ciência e os sistemas. Viajou para a Itália e voltou ao Brasil em 1864, para lecionar desenho na Academia Imperial de Belas Artes. Em Florença, realizou suas mais famosas pinturas. Celebrizou-se pelas telas Batalha do Avaí e O Grito do Ipiranga. Dedicou-se também à política, sendo eleito deputado em 1891. Em 1900, em Florença, pintou Paz e Concórdia. Foi considerado um dois mais famosos artistas de sua época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...