sexta-feira, 30 de junho de 2017

Mùsica e Dança





Marca de sua história e de seu povo, a Paraíba reúne um rico acervo cultural. Como se repete em outros estados do Nordeste, a cultura paraibana está fincada em origens ibéricas, africanas e indígenas, embora tenha ganhado suas particularidades ao longo do tempo.

Por meio de danças, folguedos, peças de teatros e manifestações diversas oriundas da imaginação e criatividade popular, a cultura paraibana é fortalecida e preservada com o passar dos anos.

As danças folclóricas mais expoentes no Estado são diversas, a exemplo da nau-catarineta, do bumba-meu-boi, do xaxado, do coco-de-roda, da ciranda, das quadrilhas juninas e do pastoril. Todas elas são cultivadas pelos paraibanos durante todo o ano. Algumas, entretanto, ganham mais notoriedade nos períodos carnavalescos e durante as festas juninas.

Boa parte dessas expressões culturais ganha vida a partir de comunidades carentes, mas não se limita a elas. Até porque, no Estado, a cultura local é trabalhada nas escolas e universidades, como forma de levar ao conhecimento dos estudantes as expressões culturais paraibanas, provocando neles o interesse pela preservação do folclore da terra.

Além do esforço para manter viva a tradição cultural do Estado, a Paraíba faz história por também preparar novos artistas. Desde 1931, funciona em João Pessoa a Escola de Música Anthenor Navarro, criada pelo então interventor estadual (como era chamado o governador no período da Revolução de 1930), Anthenor de França Navarro.

A escola é referência até os dias atuais, sendo uma das principais formadoras de novos músicos para integrar orquestras ou, simplesmente, para prepará-los para graduações em Música.


© Paraiba Total 2013 - Todos os Direitos Reservados - v1.5.8

Um comentário:

  1. Lá bem mais na frente postarei sobre o folclore na cidade de Cabedelo, onde o amigo Tadeu Patrício Agente Cultural da Cidade apresenta um trabalho bel]issimo sobre Cultura em Geral.

    ResponderExcluir

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...