sexta-feira, 30 de junho de 2017

Luiz Carlos Vasconcelos


LUIZ CARLOS VASCONCELOS


Luiz Carlos Vasconcelos nasceu na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba, em 25 de junho de 1954. Ele é formado em Letras. Estudou, porém, Artes Cênicas, na Dinamarca. Só depois, no Brasil, incorporou-se ao grupo teatral “Trupe”.

Em 1978, em João Pessoa, Luiz Carlos Vasconcelos criou um personagem que, até os dias atuais, ele interpreta: o palhaço “Xuxu”. Mesmo quando está fazendo novela ou outra atividade artística, Luiz Carlos consegue um tempo para ser Xuxu, e se apresentar em comunidades carentes.

Também foi em 1978 que o ator, apaixonado por circo, fundou a “Escola Piollin”, em João Pessoa. Piollin foi um antigo e importante palhaço paraibano, que fez nome em todo o Brasil. O complexo, além de ser o espaço onde Luiz Carlos e sua trupe ensaiam, é também a sede onde é desenvolvido um trabalho de educação popular.

Em 1984, Luiz Carlos Vasconcelos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde criou a Escola Nacional de Circo. Foi Xuxu, o palhaço criado por ele, quem o sustentou pelas duas décadas em que viveu no Rio. Pouco tempo depois, também foi trabalhar em novelas e participou de filmes nacionais.

Na televisão, o paraibano começou na Rede Globo em 2000, quando atuou no extinto seriado “Você Decide”. Em 2002, participou de “Pastores da Noite”. Já em 2004, fez a novela “Senhora do Destino”. No ano seguinte, entrou no seriado “Carga Pesada” e “Carandiru, Outras Histórias”.

Também atuou em “A Pedra do Reino”, “Faça Sua História”, “Dicas de Um Sedutor”, “Casos e Acasos”, “Queridos Amigos” e o especial “O Natal do Menino Imperador”. Em 2011, fez a novela “Araguaia” e “A Vida da Gente”.

No cinema, Luiz Carlos Vasconcelos também já registrou seu nome com importantes e conceituados filmes, como “Baile Perfumado”, “O Primeiro Dia”, “Eu, Tu, Eles”, “Abril Despedaçado”, “ Carandiru”, “Árido Movie”, “Romance do Vaqueiro” e “Mutum”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...