sexta-feira, 30 de junho de 2017

João Pedro Teixeira



JOÃO PEDRO TEIXEIRA


Defensor do trabalhador rural. Este foi o posto que o paraibano João Pedro Teixeira tomou para si. Ele nasceu em 4 de março de 1918, em Pilõesinhos – naquele tempo, um distrito do atual município de Guarabira. A proximidade com as rotinas do campo, ele teve desde cedo, já que era filho de um pequeno produtor rural.

Ele foi responsável por fundar a primeira liga camponesa na Paraíba. Sua luta e garra em prol dos trabalhadores rurais o tornaram um mártir da luta pela terra no Nordeste do país, a exemplo do acreano Chico Mendes, que ganhou notoriedade por batalhar em defesa do seringal e do meio ambiente na região amazônica.

A primeira das ligas surgiu no Engenho Galiléia, em Pernambuco, fundada em 1954 sob a denominação de Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco. A experiência espalhou-se por outros estados nordestinos. Na Paraíba, a mais conhecida e combativa das Ligas Camponesas existentes até então foi a de Sapé, fundada por João Pedro Teixeira, como Associação dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas de Sapé e contava com mais de sete mil sócios.

As Ligas Camponesas foram criadas inicialmente como associações e tinham objetivos definidos: prestar assistência social e defender direitos de arrendatários, assalariados e pequenos proprietários rurais.

Eram voltadas para iniciativas de ajuda mútua. Passaram a atuar no início da década de 60 como ferramentas de organização do movimento agrário. Isso porque a sindicalização no campo era praticamente inexistente. A ousadia despertou a ira dos latifundiários, da época, a ponto de em 1962 terem sido acusados de mandar matar João Pedro Teixeira.



Ele foi casado com Elisabeth Teixeira, com quem teve 11 filhos. Dois anos depois, o golpe militar de 1964 proibiu o funcionamento das Ligas Camponesas e interveio nos sindicatos dos trabalhadores rurais. Depois disso, os camponeses foram torturados e mortos. Os dois soldados acusados de assassinar João Pedro Teixeira foram libertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...