sexta-feira, 30 de junho de 2017

João Câmara


JOÃO CÂMARA


João Câmara Filho nasceu em João Pessoa, Paraíba. Morou até os nove anos na capital paraibana, transferindo-se depois com a família para o Rio de Janeiro, onde ficou até 1954. Voltou ao Nordeste, fixando-se no Recife. Estudou no curso livre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, entre 1960 e 1963. Ingressou então no curso de Psicologia Aplicada da Universidade Católica de Pernambuco, concluindo o bacharelado em 1968.

Montou seu primeiro ateliê em 1962, em uma pensão na rua João de Barros, transferindo-o depois para a rua dos Coelhos, começando a participar de salões de arte. Recebeu o 1º prêmio de pintura e o 2º de desenho, no Salão Universitário de Belo Horizonte, em 1962, e o 1º de pintura, no Salão de Pernambuco, neste mesmo ano. Em 1963, reinstalou, com outros artistas, a Sociedade de Arte Moderna de Recife - SAMR. Participou ainda da instalação da Galeria de Arte e do Atelier Coletivo no Mercado da Ribeira em Olinda, em 1964, do Atelier 10, também em Olinda, em 1966, e da Oficina Guaianases de Gravura, em 1974. 

No período entre 1974 e 1983, realizou duas séries de pinturas e litografias, “Cenas da Vida Brasileira” e “Dez Casos de Amor”. Em 2001, concluiu a série “Duas Cidades”, na qual vinha trabalhando desde 1987. Fez exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Tem obras em museus brasileiros e do exterior e em coleções públicas e particulares. Hoje, reside e trabalha em Olinda, Pernambuco. Seu acervo, a documentação sobre a sua obra e sua produção corrente pode ser vista, sob agendamento, em reserva técnica instalada em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...