sexta-feira, 30 de junho de 2017

Herbert Vianna


HERBERT VIANNA


Herbert nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba. Devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. No início da década de 80, Herbert mudou-se para Seropédica, cidade a uma hora do Rio de Janeiro, com o amigo Bi Ribeiro, para fazer cursinho pré-vestibular. Lá conheceram Vital Dias, com quem formaram Os Paralamas do Sucesso: Herbert responsável pelo vocal e guitarra; Bi Ribeiro no baixo; e Vital na bateria.

Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI. Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), cheio de participações como Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.

Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. Em 2001, Herbert passou pelo momento mais crítico de sua vida. No dia 4 de fevereiro, sofreu um acidente aéreo em Mangaratiba, Rio de Janeiro, quando o ultraleve que pilotava caiu no mar, na baía de Angra dos Reis. No acidente, Lucy Needham, sua esposa e com quem teve os filhos Luca, Hope e Phoebe, morreu e Herbert ficou internado durante 44 dias, parte deles em estado de coma. O músico ficou paraplégico e perdeu parte da memória depois do acidente, porém, em um processo de recuperação gradual, retomou sua carreira, voltando aos palcos, e já tendo gravado três álbuns após o acidente, “Longo Caminho”, em 2002 e que foi preparado antes do acidente, “Uns Dias ao Vivo”, em 2004, gravado ao vivo, e “Hoje”, em 2005, primeiro de músicas inéditas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...