sexta-feira, 30 de junho de 2017

Genival Lacerda


GENIVAL LACERDA



Genival Lacerda nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Na década de 50 foi morar em Pernambuco. Em 1955 gravou seu primeiro disco de 78 rotações, obtendo sucesso com a faixa "Coco de 56". Em 1964, incentivado pelo concunhado Jackson do Pandeiro, foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou em casas de forró e chegou a gravar um LP. O sucesso só chegou mesmo em 1975, com a música "Severina Xique-Xique", cujo verso "ele tá de olho é na butique dela" se tornou o mais popular do compositor. Graças a essa composição de sua autoria e João Gonçalves vendeu cerca de 800 mil cópias. Em 1976, Genival lançou o disco "Vamos Mariquinha", interpretando, entre outras, "É aí que você se engana" de sua autoria e João Gonçalves, "Forró da gente" de Onildo Almeida, "Sanfoneiro alagoano" de Brito Lucena, "Eu preciso namorar" de Gordurinha e "A mulher da cocada" de sua autoria e João Gonçalves. No mesmo ano, gravou, pela Polyfar, outro LP com seu nome como título. 

Em 1987 gravou com grande sucesso o LP "A fubica dela", pela RCA, com arranjos e regência de Sivuca, além da participação desde musico com Dominguinhos no acordeom e Coronel, integrante do Trio Nordestino na zabumba. Em 1999, participou do disco "Marinês e sua gente - 50 anos de forró", cantando ao lado de Marinês o "Forró do beliscão", de Ary Monteiro, João do Vale e Leôncio. 

Em 2000, lançou, pela gravadora CID, o CD "Genival Lacerda ao vivo", em comemoração aos seus 50 anos de carreira, contando com as participações especiais de Dominguinhos e de Osvaldinho do Acordeom em show realizado na casa de espetáculos Coringa, em São Paulo. No CD estão presentes diversos sucessos de sua carreira, entre os quais "Severina Xique Xique", "Radinho de pilha", "Mate o véio" e "Caldinho de mocotó". Em 2004, por ocasião da comemoração de seus 50 anos de carreira, Genival foi homenageado juntamente com a cantora Clemilda, durante o IV Fórum de Forró de Aracaju, no Teatro Atheneu. Na ocasião realizou um concorrido show durante o evento.

Ao longo de sua carreira, Genival gravou 70 discos. Morando em Campina Grande, Paraíba, ainda cumpre sua agenda de shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...