sexta-feira, 30 de junho de 2017

Elba Ramalho


ELBA RAMALHO

Elba Ramalho nasceu na cidade de Conceição, interior da Paraiba. Em 1962, a família se mudou para a Campina Grande. Seu pai se tornou proprietário do cinema da cidade. Filha de músico, despertou o interesse pela mesma ainda na adolescência. Quatro anos depois, Elba faz sua primeira apresentação nos palcos, junto com o coral da "Fundação Artística e Cultural Manuel Bandeira". Em 1968, enquanto cursava a faculdade de Economia e Sociologia na Universidade Federal da Paraíba, formou o conjunto "As Brasas", onde era baterista. Posteriormente, o grupo musical se transformou em grupo teatral. Contudo, Elba não deixou de cantar e se apresentou em diversos festivais pelo Nordeste. 

Em 1974, Elba mudou-se para o sudeste do país, a pedido de Roberto Santana, produtor de Chico Buarque e Caetano Veloso, chegando ao Rio de Janeiro com o Quinteto Violado, para apresentar como crooner durante uma temporada na cidade maravilhosa. Ainda em 1974 participou da peça Viva o Cordão Encarnado, com o grupo de teatro Chegança, de Luís Mendonça, chamando a atenção da crítica pela hiperatividade no palco, o que se tornaria a sua principal característica.

Negou-se a voltar para o Nordeste, onde abandonou o curso universitário e, na capital fluminense, se estabeleceu como atriz de teatro, sempre interpretando papéis ligados a música. Sem qualquer apoio ou recurso financeiro, passou a frequentar o Baixo Leblon, onde conheceu artistas como Alceu Valença e Carlos Vereza. Em 1977, atuou no filme "Morte e Vida Severina", filme inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto. No ano seguinte, 1978, fez parte do elenco da peça de Chico Buarque, "A Ópera do Malandro", dirigida por Luiz Antônio Martinez Corrêa, onde Elba interpreta a prostituta "Lúcia".

A Ópera do Malandro foi lançada em uma época em que a poética de Chico Buarque estava "afiadíssima". Elba Ramalho foi presença de grande destaque, o que impulsionou a carreira de atriz e cantora. Diante disso, Chico Buarque inseriu uma gravação, O Meu Amor, interpretada por Marieta Severo e Elba Ramalho para o disco que tinha o nome como título, lançado em 1978. A canção se eternizou e o sucesso deu a Elba a oportunidade de gravar o primeiro álbum, pela CBS, em 1979, intitulado Ave de Prata. A partir de então, Elba se direcionou mais para a carreira de cantora, embora, segundo ela própria, o teatro esteja em todos os shows, sendo o grande responsável pela força cênica peculiar.

Em 1980 gravou o segundo LP, Capim do Vale, e fez a primeira turnê internacional, na África. No ano seguinte, participou do Festival de Jazz de Montreux, Suíça, e lançou o disco Elba. Em 1982 lançou o disco Alegria, vendendo mais de 300 mil cópias só no Brasil, e apresentou-se na Europa e em Israel. Em 1983 lança o álbum Coração Brasileiro e se consagra definitivamente na primeira linha da MPB. A música Banho de Cheiro estourou nas paradas, puxando uma sequência de hits deste mesmo álbum. Coração Brasileiro rapidamente conquistou discos de ouro e platina, e o show do mesmo nome, realizado no Canecão, bateu pela primeira vez os recordes de público ali registrados nos shows de Roberto Carlos. Elba foi capa da Veja, sendo considerada pela revista "a maior estrela da música brasileira em 1983". A cantora foi também tema do especial de fim de ano da Rede Globo.

Desde então é tida como uma das principais intérpretes da música brasileira, com expressivas vendagens, graças à presença de palco e voz inconfundível. Na festa de São João, realizada anualmente em Campina Grande, a presença de Elba já é tradicional, como o show mais esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...