sexta-feira, 30 de junho de 2017

Celso Furtado


CELSO FURTADO

Um dos maiores intelectuais que o Brasil conheceu. Com esta referência, o paraibano Celso Furtado entrou para a história. Ele nasceu em Pombal, sertão paraibano, em 1920, filho de um advogado e professor que, desde cedo, despertou o interesse pela leitura, por ter em casa um exemplo muito próximo: o pai dele, advogado e professor, tinha uma vasta biblioteca de História, Literatura e Direito. Logo, não demorou muito para Celso Furtado tomar gosto pela coisa: ainda adolescente, se apaixonou pela História. Antes de completar 30 anos de idade, ele já havia concluído o curso de Direito. E ingressado no serviço público como técnico de administração e de organização.

Sua formação acadêmica e seu trabalho o levaram, cada dia mais, a se dedicar à leitura de clássicos da teoria de administração e organização, obras jurídicas e de ciências sociais e, claro, de literatura. Em 1947, a economia passou a fazer parte da vida de Celso Furtado, de maneira mais ativa. Nesse ano, ele iniciou seu doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne. As obras de Marx, estudadas no Institut des Sciences Politiques, também se tornaram mais frequentes. Dois anos depois, ele foi para Santiago do Chile integrar a equipe fundadora da CEPAL. Lá, ele firmou o interesse que moveu toda a sua atividade intelectual desde então: entender o Brasil, buscar as raízes do subdesenvolvimento, elaborar uma teoria do desenvolvimento.

Exilado em 1964, Celso se instalou em Paris, onde foi professor da Sorbonne por duas décadas. Em 1997, ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2003, da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente, todos os livros que pertenceram a Celso, compõem a Biblioteca Celso Furtado, instalada no prédio do BNDES, no Centro do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feliz Natal - Feliz ano Novo

                                                           Sonhos renovados, saúde e paz! Agradeço aos seguidores amigos que não me esquecer...